segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Nova composição da Coordenação da Rede Cerrado

Na Assembléia realizada em 06 e 07 de julho, os participantes elegeram os novos membros da coordenação e dos conselhos deliberativo e fiscal para o período 2010-2012.
O CAA-NM foi reeleito para a Coordenação Geral da Rede, a MOPIC para a Vice-Coordenação, o ISPN para a Coordenação Administrativa, a Funatura para a Coordenação Financeira e a 10envolvimento para a Vice-Coordenação Financeira.
Já o Conselho Deliberativo ficou com a seguinte composição: CAA-NM, CEPPEC, Instituto Vidágua, Pacari, ASMUBIP, ATRVC, CENTRU, FASE-MT, FUNATURA, MOPIC, OCA-BRASIL, Quilombola, ISPN, PEQUI, ECOA, 10envolvimento e ASCOARTE. O Conselho Fiscal foi composto por três titulares: IDA, Wara, IPJP e pelos suplentes: Planeta Verde, CCAMA e CAV.
Todas as entidades participantes se comprometeram a atuar junto com a coordenação e garantir um processo participativo de gestão da Rede.

Rede Cerrado se reúne com secretário executivo do MMA

A reunião ocorreu no dia 26 de julho, convocada pela SECEX/MMA, com o objetivo de dar retorno às demandas apresentadas pela Rede Cerrado em audiência com o secretário executivo do MMA, José Machado, no dia 07 de julho.
Durante a reunião, foi apresentado documento relatando as ações do PPCerrado, e como o estão transformando em um plano interministerial, a partir da observação de que as ações do MMA isoladamente não seriam suficientes para enfrentar os desafios existentes. Como resultado dessa cooperação entre os ministérios, ainda não oficializada, será lançado para consulta pública no próximo dia 11 de setembro o Plano Interministerial de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas no Cerrado.
Quanto às demais demandas da Rede, os representantes do MMA informaram que estão planejando a retomada das reuniões da CONACER (Comissão Nacional do Programa Cerrado Sustentável) e que pretendem transformá-la em instância consultiva do PPCerrado. A Coordenação da CONACER deve sair da Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF/MMA) para a SECEX. Informaram ainda que a RESEX Areião deverá ser objeto de consulta pública ainda este ano (setembro), após terminados os estudos necessários. Quanto à RESEX Tamanduá, onde ainda há pendências, a consulta pública deve acontecer apenas no início de 2011. Foi relatada ainda a inclusão de mais dois produtos da sociobiodiversidade do Cerrado na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM): o baru e a mangaba.

Rede Cerrado realiza Assembléia em Brasília – DF

Com a participação de cerca de 30 representantes de 23 organizações, a Rede Cerrado se reuniu nos dias 06 e 07 de julho, na sede da CONTAG/COSIR em Brasília, para fazer um balanço de suas atividades, avaliar o VI Encontro Nacional e Feira dos Povos do Cerrado e eleger sua nova coordenação.
O Presidente da Fundação Banco do Brasil (FBB), Sr. Jorge Streit, participou da abertura da Assembléia e manifestou interesse em inserir apoio à Rede Cerrado no planejamento de 2011 da FBB.
Os participantes da reunião discutiram encaminhamentos para finalização da prestação de contas da organização do VI Encontro Nacional e Feira dos Povos do Cerrado. Elaboraram também uma carta que foi entregue em audiência com o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, José Machado, por representantes da Rede, com manifestação contrária às mudanças propostas no Código Florestal, solicitação de reativação da Conacer / Programa Cerrado Sustentável, agilização para criação de 2 importantes RESEX do Norte de Minas, além de cobrar uma posição com relação ao Fundo para o Cerrado e ao Plano de Ação de Combate ao Desmatamento e Queimadas no Cerrado.
Os membros da Rede elegeram sua nova coordenação, que fará sua primeira reunião em Brasília no dia 26 de agosto.