sexta-feira, 10 de setembro de 2010

CONACER retoma atividades

A Comissão Nacional do Programa Cerrado Sustentável (CONACER) voltou a se reunir no último dia 31 de agosto, depois de 3 anos sem atividades, discutindo pautas importantes. Entre os pontos debatidos, foi deliberado que no decreto de renovação do mandato da CONACER, a competência da Comissão será ampliada para subsidiar e acompanhar a implementação do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado), que será lançado oficialmente no próximo sábado, 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado.
Estiveram presentes na reunião Srewê Xerente, como representante dos povos indígenas, e Braulino dos Santos (CAA-NM) e Monica Nogueira (A Casa Verde), como representantes da Rede Cerrado.
Comemoramos estas conquistas, que são também fruto do empenho da Rede Cerrado na reativação da CONACER!

Segue abaixo notícia sobre a reunião publicada no site do Ministério do Meio Ambiente.


Cerrado terá diálogos setoriais para conservação

31/08/2010
Ana Flora Caminha
O setor produtivo responsável pelas principais causas do desmatamento no Cerrado - pecuária, soja, carvão vegetal e cana-de-açúcar - será convidado para diálogos setoriais com a Comissão Nacional do Programa Cerrado Sustentável (Conacer). A decisão foi tomada nesta terça-feira (31/8) durante reunião extraordinária da Conacer realizada em Brasília. Na oficina de diálogo setorial, que pode acontecer ainda em 2010, também haverá discussões sobre Pagamento por Serviços Ambientais.
Durante a reunião foi apresentada ainda, para os representantes não-governamentais da Conacer, a versão ampliada do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado), que será lançado no Dia Nacional do Cerrado (11 de setembro). O PPCerrado foi lançado em setembro de 2009 para consulta pública e, em março deste ano, teve sua discussão ampliada para outros ministérios, levando em consideração as metas do clima para o Brasil, que propôs a redução voluntária de emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento no Cerrado em 40% até 2020.
Conacer - A Comissão Nacional do Programa Cerrado Sustentável é uma instância colegiada do Programa Nacional de Conservação e Uso Sustentável do Bioma Cerrado (Programa Cerrado Sustentável), criada pelo Presidente da República em 2005 (Decreto nº 5.577, 8/11/2005). É sua competência acompanhar e avaliar a implementação do Programa Cerrado Sustentável, propor medidas e acompanhar a implementação de diversas políticas que afetem o bioma Cerrado e promover a integração de políticas setoriais relacionadas ao Cerrado, entre outros.
Fonte: ASCOM/MMA